Vizinho foi usado como 'escudo' por bandidos para tocar em apartamentos de moradores vítimas de tentativa de assalto em Copacabana
21/12/2024
Criminosos alugaram apartamento por temporada em edifício na Rua Rainha Elizabeth, na madrugada deste sábado (21). Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram acionados para negociar a libertação das vítimas. Ninguém ficou ferido. Bandidos alugam apartamento por temporada em Copacabana e são presos após fazerem moradores reféns em tentativa de assalto
Três assaltantes obrigaram um morador de um prédio na Rua Rainha Elizabeth, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, a tocar a campainha de apartamentos e assim facilitar a entrada dos criminosos nos imóveis.
A ida aos apartamentos usando o vizinho como "escudo" aconteceu na madrugada deste sábado (21). O trio alugou um apartamento por temporada para roubar moradores.
Segundo a moradora Rosa Riche, os criminosos entraram pela garagem e depois que se instalaram começaram a entrar nos apartamentos.
"Não chegaram a entrar no meu apartamento. Eles vieram pela garagem e depois que se instalaram começaram a entrar nos apartamentos. Queriam entrar no meu, e o morador me salvou e disse: 'Aí são 2 velhos, é um casal, não tem nada'. E aí ele (o bandido) se conformou. Ele foi descendo e parou no 301, se não me engano. Parou no 201 e foi colocando todo mundo lá dentro. Pegou os porteiros daqui de baixo e botou todo mundo lá dentro".
Peritos estiveram no prédio na manhã deste sábado. Papiloscopistas recolheram impressões digitais que podem ajudar a identificar os criminosos. Eles encontram um pé de cabra, utilizado pelos assaltantes, para arrombar os apartamentos.
Criminosos fazem reféns durante tentativa de assalto a prédio em Copacabana
Reprodução / TV Globo
A polícia acredita que os criminosos planejaram o crime com bastante antecedência. Segundo a polícia, a escolha do prédio não foi por acaso. Eles alugaram um apartamento por temporada pela internet há poucos dias. O objetivo era se infiltrar no edifício e roubar os moradores. A quadrilha chegou a acessar vários apartamentos, incluindo a cobertura.
A Polícia Militar chegou ao local por volta das 23h de sexta-feira (20), depois de receber denúncias de uma movimentação suspeita.
Policiais do Batalhão de Copacabana foram os primeiros a chegar e prenderam um dos suspeitos que tentava fugir de carro.
Com a confirmação de que moradores estavam sendo mantidos reféns, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi chamado e, com apoio do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom), cercou o prédio.
Após buscas, outros dois criminosos foram encontrados escondidos na sala de máquinas. Com eles, a polícia apreendeu duas réplicas de arma de fogo, uma faca e diversos objetos roubados das vítimas.
De acordo com os investigadores, a quadrilha escolheu o prédio com base em informações detalhadas, como rotina dos moradores e possíveis valores em conta bancária.
Os três criminosos foram levados para a 12ª DP (Copacabana), onde o caso foi registrado. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
"A polícia foi magistral. Todos os louros para a polícia. Eles vieram, tiveram um cuidado enorme e foram silenciosos. Um cuidado com os moradores para não colocar pânico em ninguém", disse Rosa.
Agentes do Bope acionados para negociar com bandidos que fizeram reféns em tentativa de assalto a prédio em Copacabana
Reprodução