TCE recebe proposta de retomada de obras do metrô na Gávea, e ligação direta com o Leblon deve ficar para outra etapa
14/05/2024
RJ2 apurou que, para baratear os custos da obra parada há 10 anos, só 1 de 2 túneis será cavado, entre a Gávea e São Conrado. Segundo secretário, obras começam até o fim do mês. Mapa mostra trajeto do metrô do Rio com a estação da Gávea. Parte branca não iria funcionar, segundo novo projeto
Reprodução/RJ2
A obra da Estação Gávea do metrô, parada há quase dez anos, está mais perto de recomeçar. O Tribunal de Contas do Estado recebeu do governo do estado, na tarde desta terça-feira (14), a proposta pra essa retomada. O projeto sofreu algumas alterações: a ligação direta com o Leblon, por exemplo, deve ficar para outra etapa.
O RJ2 apurou que para baratear os custos da obra parada, nesse primeiro momento apenas um túnel dos que estavam previstos será concluído, o que liga Gávea a São Conrado. O outro túnel , que ligaria Gávea ao Leblon encareceria muito a obra e tornaria inviável a retomada da Linha 4, segundo o governo do estado.
Para ir até a estação Gávea, então o passageiro teria que obrigatoriamente fazer uma baldeação em São Conrado.
Agora, o TCE vai analisar o termo de ajustamento de conduta. Não há prazo para o retorno.
Segundo o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, serão retomadas ainda neste mês maio. A inauguração da nova estação deve ocorrer em junho de 2026.
Atualmente a estação da Gávea está cheio de água. O local foi inundado há seis anos. Essa foi a solução encontrada para evitar o desmoronamento de dois túneis que tinham sido abertos. Esses túneis ligam Gávea - ao Leblon e à Rocinha. A quantidade de água é suficiente para encher 14 piscinas olímpicas.
As obras da estação estão paradas desde 2015 por suspeita de superfaturamento. Segundo os últimos dados do Tribunal de Contas do estado do Rio (TCE-RJ), de 2021, o prejuízo já superou R$ 3,7 bilhões.