Com 4 novas pastas, 34 secretários da Prefeitura do Rio tomam posse
01/01/2025
Cerimônia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, na tarde desta quarta-feira (1º). O deputado Guilherme Schleder (PSD) foi o primeiro a ser empossado. Ele assume a Secretaria de Esportes.
Rafael Nascimento/g1
Trinta e quatro secretários do município do Rio tomaram posse na tarde desta quarta-feira (1º) no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na quarta gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD) – empossado pela manhã.
Nessa nova gestão, quatro novas secretárias foram criadas (veja a lista completa). Antes da posse do secretariado, houve um ritual religioso, em que representantes de algumas religiões discursaram antes da nomeação dos titulares das pastas.
Entre os nomes há secretários que continuam no cargo, como o de Saúde, Daniel Soranz, o de Educação, Renan Ferreirinha, e de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Soranz disse que o município espera reduzir o tempo das filas de espera nos centros de saúde da cidade e prometeu ainda abrir as emergências dos Hospitais Cardosos Fontes e do Andaraí.
"A prefeitura vai ampliar os atendimentos oncológicos pela primeira vez na cidade. Tanto no Cardoso Fontes, como no Hospital do Andaraí. A radioterapia municipal será ampliada para esse cuidado oncológico”.
Ferreirinha afirmou que “foi uma mudança muito importante” a proibição dos celulares nas escolas públicas e privadas da cidade.
“O que está em jogo é a infância das nossas crianças. Não tem como você prestar atenção de forma plena com um celular em sala de aula. A cidade tomou essa decisão em proibir totalmente e deu certo. Tamos ganho na concentração e no desempenho acadêmico nas escolas. Conseguimos nacionalizar essa medida e aguardamos a sanção do presidente da República”, disse.
O novo secretário de Cidadania e Família, Otoni de Paula Neto, é filho do deputado federal Otoni de Paula, um líder evangélico que fez campanha para Paes no ano passado.
Otoni de Paula Neto, é filho do deputado federal Otoni de Paula
Divulgação
Já para a secretária de Habitação foi escolhido Diego Zeidan, filho do prefeito de Maricá e vice-presidente do Partido dos Trabalhadores Washington Quaquá.
Deputados estaduais também estão entre os escolhidos pelo prefeito. A delegada aposentada Martha Rocha (PDT), deixará a Assembleia Legislativa do Rio, para chefiar a Secretaria Municipal de Assistência Social.
O deputado Guilherme Schleder (PSD), o primeiro a ser empossado, volta para a Secretaria de Esportes.
"Será uma gestão de muitos desafios, principalmente por termos, ao lado de Niterói, a missão de buscar a candidatura de sede dos jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. Vamos avançar com o projeto do novo estádio do Flamengo, o necessário para o início da reforma de São Januário e ajudar os demais clubes cariocas", destacou Schleder.
Com essa nova composição, haverá mudanças na Câmara Municipal de Vereadores. O prefeito vai nomear seis vereadores para secretarias.
O vereador Luiz Carlos Ramos ficará com a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais; Diego Vaz vai para a Conservação; e Joyce Trindade foi confirmada na Secretaria da Mulher. Todos os parlamentares são do partido do prefeito.
“Vamos trazer o novo ar de civilidade para a cidade. Queremos que as pessoas atuem junto da gente para a conservação da cidade. Sabemos que teremos desafios para que a cidade seja maravilhosa”, disse Vaz, que prometeu mais serviços de conservação na Zona Oeste. “Lá é uma área muito grande da cidade em termos de densidade. Pretendemos criar mais gerências de conservação nessas áreas para que os serviços melhores”.
Do PT, Tainá de Paula ficará com o Meio Ambiente. Márcio Santos, do PV, ficará com a Economia Solidária. Tatiana Roque, do PSB, com a Ciência e Tecnologia.
Com isso, os seis suplentes serão chamados pela Câmara Municipal para assumirem seus mandatos nesta quinta-feira (2).
Tatiana Roque, do PSB, ficará com a Ciência e Tecnologia
Divulgação
Em cerimônia no Palácio da Cidade, Paes aproveitou seu discurso ainda para pontuar críticas ao governador Cláudio Castro (PL) no combate ao crime.
"O Rio enfrenta uma grave crise de segurança. É preciso que o governo do estado assuma a sua responsabilidade constitucional e atue com firmeza para reduzir os índices de criminalidade, que policie as ruas com mais eficiência e aja para impedir a expansão territorial do tráfico e da milícia", disse o prefeito, que continuou:
"Mas ainda que a possiblidade de atuação da Prefeitura no tema seja limitada, vamos buscar assumir mais responsabilidades, com a missão de apoiar o estado no combate ao crime e à violência. Essa será uma das nossas prioridades".
Veja abaixo quais são as pastas e quem são os secretários:
Secretaria Municipal de Coordenação Governamental: Edson Menezes;
Secretaria Municipal da Casa Civil: Leandro Matieli;
Secretaria Municipal de Fazenda: Andrea Senko;
Secretaria Municipal de Infraestrutura: Wanderson Santos;
Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos: Diego Vaz;
Secretaria Municipal de Educação: Renan Ferreirinha;
Secretaria Municipal de Transportes: Maína Celidonio;
Secretaria Municipal de Ordem Pública: Brenno Carnevale;
Secretaria Municipal de Saúde: Daniel Soranz;
Secretaria Municipal de Cultura: Lucas Padilha;
Secretaria Municipal das Mulheres e Cuidados: Joyce Trindade;
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial: Adilson Pires;
Secretaria Municipal de Cidadania e Família: Otoni de Paula Neto;
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência: Helena Werneck;
Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Luiz Ramos Filho;
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e CCPar: Osmar Lima;
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano: Gustavo Guerrante;
Secretaria Municipal de Esportes: Guilherme Schleder;
Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos: Maria Silvia Bastos Marques;
Secretaria Municipal de Governo: Felipe Santa Cruz;
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima: Tainá de Paula;
Secretaria Municipal de Integridade Pública: Rodrigo Corrêa;
Secretaria Municipal de Assistência Social: Martha Rocha;
Secretaria Municipal Especial de Ação Comunitária: Gustavo Freue;
Secretaria Municipal de Habitação: Diego Zeidan;
Secretaria Municipal Especial de Inclusão: João Mendes de Jesus;
Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação: Tatiana Roque;
Secretaria Municipal de Economia Solidária: Márcio Santos;
Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida: Patrick Correa;
Secretaria Municipal de Turismo: Daniela Maia;
Secretaria Municipal Especial da Juventude Carioca: Gabriella Rodrigues;
Secretaria Municipal de Trabalho e Renda: Manoel Vieira;
Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor: João Vitor Pires;
Secretaria Municipal Especial de Integração Metropolitana: Luiz Antônio Silva dos Santos.