Bombeiros tentam combater incêndio em área de mata na Zona Norte do Rio
01/10/2024
Imagens feita por moradores da Tijuca mostram o fogo consumindo uma grande faixa do morro do Sumaré, que fica no Parque Nacional da Tijuca, dentro da Floresta da Tijuca. Incêndio em área de mata em um morro na Grande Tijuca, na Zona Norte do Rio, na noite desta terça-feira (1).
Reprodução
Equipes do Corpo de Bombeiros estão atuando para combater um incêndio em uma área de mata localizada na Grande Tijuca, Zona Norte do Rio, na noite desta terça-feira (1).
Imagens feita por moradores da região mostram o fogo consumindo uma grande faixa do que parece ser o Morro do Sumaré, que fica no Parque Nacional da Tijuca, dentro da Floresta da Tijuca.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio na região já dura mais de 13 horas. Equipes foram acionadas por volta das 8h.
Cidade do Rio teve o setembro mais seco dos últimos 27 anos, aponta Alerta Rio
No início da tarde, focos do incêndio eram vistos da Ponte Rio-Niterói. Moradores da Tijuca também fizeram registros ao longo do dia. A fumaça do fogo pode ser vista de todo o bairro da Zona Norte.
Alguns moradores da Rua Conde Bonfim ralataram preocupação com o avanço do incêndio na região e o medo das possíveis consequências para quem mora mais perto do local. Segundo testemunhas, o fogo teve início na parte de mata do Morro da Formiga.
Bombeiros tentam combater um incêndio em área de mata na Zona Norte do Rio
Arquivo pessoal
Setembro seco
O mês de setembro de 2024 foi o mais seco no Rio de Janeiro dos últimos 27 anos. O índice pluviométrico – que mede o volume de chuvas – na capital registrado este mês foi de 6,9mm, segundo o Sistema Alerta Rio.
De acordo com a meteorologia da Prefeitura, foi o menor índice desde 1997, quando os dados começaram a ser registrados.
Antes, o setembro mais seco tinha sido registrado em 2017 (11,6mm). No ano passado, o índice pluviométrico para o período foi de 30,7mm.
Já em setembro de 2022, a situação foi diferente: foram registrados 144,7mm, em média. O maior índice de chuvas para o mês foi verificado em 2005, com 157,7mm.
No início da terça-feira (1), focos do incêndio eram vistos da Ponte Rio-Niterói
Arquivo pessoal