Cerveja e feijoada no bar, aplausos em anfiteatro lotado na Uerj: relembre momentos de Mujica no Rio
13/05/2025
(Foto: Reprodução) Presidente esteve no Rio em 2012, 2015 e em 2023. Ele deu um discurso histórico na Rio+20, participou de eventos com estudantes e beijou a bandeira da Estação Primeira de Mangueira. Multidão ovaciona José Mujica na Uerj
Morto nesta terça-feira (13) aos 89 anos, o ex-presidente uruguaio José Mujica esteve no Rio mais de uma vez. Nas visitas, foi ovacionado por plateias lotadas e também aproveitou delícias do Rio, como a feijoada e uma cerveja gelada no boteco.
Em 2012, Mujica deu um discurso histórico na Rio+20 ( Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), no qual questionou a concorrência desenfreada entre as nações, e fez diversos questionamentos sobre o hiperconsumo e o papel dos líderes globais para conquistar um equilíbrio entre o mercado e a sustentabilidade (leia aqui).
Em 2015, Mujica respondeu a perguntas de estudantes da Uerj sobre alguns dos desafios do continente e do mundo na época, opinando sobre temas como redução da maioridade penal e descriminalização das drogas.
"Nós temos que pensar como espécie e não como países. E isso engloba o mundo inteiro. Os pobres da África não são da África, são do mundo inteiro. Os homens que atravessam o Mediterrâneo são nossos. Todos são nossos conterrâneos. A liberdade não se vende, se ganha fazendo algo pelos demais", disse o ex-presidente no evento.
O ex-presidente do Uruguai José Mujica almoça em um boteco da Praça da Bandeira e bebe cerveja
Fábio Motta / Estadão Conteúdo
Durante a tarde, após este evento, Mujica almoçou no Bar do José, na esquina das ruas Barão de Ubá e Santa Amélia, na Praça da Bandeira, na Zona Norte. No restaurante, foi servido feijoada, rabada com agrião, cerveja e caipirinha.
Em 2023, Mujica voltou ao Rio para, entre outros compromissos, participar do evento “Cultura Popular, Economia Criativa e Desenvolvimento Local” no Palácio da Cidade, em Botafogo. No local, beijou a bandeira da Estação Primeira de Mangueira, que se apresentou ao final do evento.
O ex-presidente do Uruguai José Mujica almoça feijoada em um boteco da Praça da Bandeira, na região central do Rio de Janeiro, após receber homenagem da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur)
Fábio Motta/Estadão Conteúdo
Plateia lotou o anfiteatro da Uerj para ver Mujica
Reprodução / GloboNews
LEIA TAMBÉM
Clandestinidade, simplicidade e presidência do Uruguai: conheça a trajetória de José 'Pepe' Mujica