Castro diz que sua Secretaria de Segurança ‘é muito diferente da outra que tinha’ e que ‘a gestão é viva’
O governador Cláudio Castro (PL) falou nesta sexta-feira (1º) sobre a recriação da Secretaria de Segurança Pública (Seseg) do RJ, quatro dias após a medida e a nomeação do delegado da PF Victor Santos para comandá-la.
A pasta havia sido extinta em janeiro de 2019, na posse de Wilson Witzel, que à época considerou “uma medida necessária”. Com o fim da Seseg, as polícias Civil e Militar ganharam status de secretaria, com estruturas independentes.
Castro tinha uma opinião semelhante à de Witzel pelo menos até outubro deste ano — quando, em entrevista à GloboNews, afirmou que a Seseg “não fazia a menor falta” e que “os números sem ela eram muito melhores”.
Castro justificou a mudança alegando que “a gestão é viva” e pontuou diferenças na estrutura da sua pasta.
“A gente vai olhando todo dia. Eu acho que o gestor não está aqui para ter vaidade. O gestor está aqui para fazer aquilo que é necessário. Quando a gente foi olhando os resultados, e os resultados são realmente bons, a gente começou a perceber que talvez uma instância de coordenação entre eles seria melhor”, disse.
“O que eu era contra e continuo contra? Essa secretaria que eu criei é muito diferente da outra secretaria que tinha. Aquele modelo, eu sou contra, continuo sendo e não fiz”, emendou.
“Aquele modelo era com 800 cargos. A gente vai ter agora uma secretaria enxuta para fazer somente o trabalho de integração e coordenação”, destacou.
“Era um modelo onde a Draco, que é uma delegacia importantíssima, não era da Polícia Civil, era da secretaria. Era um modelo em que as polícias não tinham mais inteligência. A inteligência era toda da secretaria. Era um modelo onde aquisições, tudo, eram da secretaria. Isso não vai existir”, enumerou. “As inteligências continuam nas polícias, as polícias continuam tendo suas corregedorias próprias, e vai ter uma Corregedoria-Geral Unificada.”FONTE: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/12/01/claudio-castro-secretaria-de-seguranca.ghtml